O grande impacto ambiental e social na construção destas barragens, no único rio livre do Brasil, terá consequências profundas, entre elas: perda de parte importante da biodiversidade da floresta amazônica; na desapropriação da aldeia dos índios Mundurukus (que lutam há décadas pela demarcação de suas terras), extinção de grande parte da fauna e da flora endêmicas da região e muitos outros impactos irreparáveis.
Mais de um milhão de pessoas já assinaram a petição - via online - contra a construção destas barragens e, neste fim de semana, foi a vez dos grupos de voluntários do Greenpeace Brasil saírem às ruas para alertarem o povo sobre esta monstruosidade faraônica no coração da floresta que é patrimônio de toda a humanidade. Informados deste problema, os voluntários pediam às pessoas que se somassem aos nossos esforços para fazerem pressão ao governo para que ele abandone este projeto prejudicial à biodiversidade da grande floresta.
Os voluntários Emerson, Cinthia, Paula, Giovane, Felipe, Alice, Michelle, Denise, Valdeci, Luciele e Letícia estiveram neste domingo (10.07.16), no Parque da Redenção para o lançamento desta importante campanha na Capital Gaúcha. Durante o Ponto Verde, os ambientalistas do Green Poa conversaram com as pessoas que chegavam ao espaço, sobre os objetivos da campanha e os convidavam a assinarem a petição no site da ONG contra a construção desas barragens.
Durante todo o dia, foram pintadas Inúmeras camisetas com o logo #ArteTapajós e materiais gráficos também foram distribuídos.
A parceria do Greenpeace Porto Alegre com o Projeto Selva |
Paralelamente a este ponto verde realizado na Redenção, outra atividade artística ocorria no Largo da Epatur com os grafiteiros do #ProjetoSelva na criação de um belíssimo grafite com tema da campanha "Salve o Coração da Amazônia. Vale aqui nomear os artistas do #ProjetoSelva envolvidos neste trabalho: Leandro Alves, Giuliano Lenuzza, Bruno Cacolichio. Produção de Alan Diohnez, Auxiliar de Produção Rodrigo Jardim e Daniel Bocoly com apoio da T's TV Show.
Para acessar o álbum de fotos completo, clique AQUI!
Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Valdeci C. de Souza / Denise da S. de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário