Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Abertas as inscrições para o Seminário Manejo de Vida Silvestre

Divulgação PMPA
A Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger está com as inscrições abertas para o 4º Seminário Manejo de Vida Silvestre: Biodiversidade e Saúde Pública, que integra a programação da Semana do Meio Ambiente da Smam. Organizado pela gestora da reserva, a bióloga Patrícia Witt, o seminário ocorrerá no dia 9 de junho, das 8h30 às18h, na sede do Ministério Publico do Estado – av. Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80, 3º andar. Ao final, serão entregues os certificados.
Entre os temas, está a Conservação e Manutenção da Vida Silvestre, destacando a importância do equilíbrio dos ecossistemas e suas espécies e o quão relevante torna-se o equilíbrio da dinâmica dos processos ecológicos para a conservação da biodiversidade, discutindo  o contexto das epizootias e outras doenças na vida silvestre, bem como aquelas que afetam as populações humanas entre outros aspectos relacionados.

O seminário conta com as parcerias do Ministério Publico do Rio Grande do Sul, Centro de Vigilância em Saúde do Estado (CEVS), Secretaria Estadual de Saúde, Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde do Município de Porto Alegre (CGVS/SMS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Setor de Patologia da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Unidade Integrada do Vale do Taquari de Ensino Superior (Univates).

As inscrições podem ser realizadas através do e-mail reservalami@smam.prefpoa.com.br, enviando o nome completo, RG, instituição de vínculo acadêmico e/ou profissional e formação acadêmico e/ou profissional.
Informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3258-1314.

Programação:


8h30 - Credenciamento
9h - Abertura 
9h30 - Patrícia Witt - Bióloga, gestora da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger: “Conservação da Biodiversidade de Quirópteros e Saúde Pública”
10h10 - Hamilton Grillo - Biólogo, professor da Universidade do Vale do Taquari (Univates): “Conservação e Manejo de Quirópteros”
10h50 - Lucia Beatriz L.F. Sagot - Médica veterinária e coordenadora da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde/RS: “O papel da Vigilância Ambiental em Saúde e a situação atual no Brasil e no RS”
11h30 às 12h - Debate com os palestrantes
12h às 13h30 - Intervalo de almoço
13h30 - João Fábio Soares - Médico veterinário professor do Departamento de Patologia Clínica Veterinária - Laboratório de protozoologia da Ufrgs: “Como as alterações do ambiente podem influenciar na transmissão de enfermidades por vetores”
14h10 - Júlio César Bicca Marques - Biólogo professor titular da Faculdade de Biociências da PUC-RS: “Medicina da Conservação e estratégias de controle de epizootias: proteger os bugios é uma questão de saúde pública.”
14h50 – Luiz Felippe Kunz Junior - Médico veterinário da EVRV/CGVS/SMS da Prefeitura Municipal de Porto Alegre: “Aedes aegypti – O impacto de uma espécie exótica invasora na saúde pública”
15h30 às 17h - Mesa redonda - debate com palestrantes.
17h às 18h – Encerramento e entrega de certificados

Nenhum comentário:

Postar um comentário