Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

terça-feira, 31 de maio de 2016

USINA SOLAR


A usina solar, também conhecida como parque solar, é um sistema fotovoltaico de grande porte (sistema FV) projetado para a produção e venda de energia elétrica. As usinas de energia solar se diferenciam dos sistemas fotovoltaicos instalados em casas e indústrias pois elas fornecem energia em alta tensão para fins de distribuição e não para o autoconsumo.
A produção de energia da usina de energia solar vem dos painéis fotovoltaicos que convertem a energia do sol em energia elétrica para ser vendida para a rede.

A maioria das usinas de energia solar no mundo são construídas sobre o solo. Elas são na sua maioria fixas, mas também podem ser construídas com os chamados “trackers”, seguidores solares que acompanham o 

movimento do sol. Embora as usinas montadas em sistema de rastreamento aumentam a produção de energia elétrica, também aumentam o custo de operação e manutenção da usina solar.


COMO FUNCIONA UMA USINA SOLAR

Os painéis solares produzem energia elétrica em corrente continua, portanto, eles precisam de um inversor solar para converter esta energia em corrente alternada (A corrente alternada é a energia que você consome na sua casa ou empresa).

Os inversores entregam a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos em até 380Volts. Para a transmissão de energia nas linhas de alta tensão é preciso de uma tensão bem mais alta que isso, portanto utilizam-se transformadores para elevar a tensão para 13.800Volts, 69.000Volts, 138.000Volts e até acima de 230.000Volts.

A eletricidade produzida pela usina de energia solar é então transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída pelas distribuidoras de energia para o uso em sua casa ou empresa.

BENEFÍCIOS DA USINA SOLAR

As usinas de energia solar produzem energia limpa e renovável a partir da luz do sol. Embora o seu investimento inicial seja alto a manutenção é baixíssima, a vida útil é muito longa (mais de 30 anos) e o sol não custa nada. Se o governo estivesse investindo nesta fonte de energia desde 2001 quando houve a primeira grave crise de energia (“o apagão”) hoje as nossas contas de luz não estariam subindo tanto devido a falta de chuva e o uso desenfreado das poluentes e caras usinas termoelétricas.

A MAIOR USINA SOLAR DO MUNDO
A maior usina solar do mundo ficou pronta em Junho de 2015 e encontra-se nos Estados Unidos. É um projeto de 579.000kWp (579MWp) instalado perto de Rosamond na Califórnia. Ela na verdade consiste em 2 usinas juntas e utilizam 1.700.000 painéis fotovoltaicos, ocupando uma área no deserto de aproximadamente 13km².

USINA SOLAR NO BRASIL
São poucas as usinas de energia solar no Brasil já em funcionamento comercial, porém o crescimento esperado para os próximos anos é muito grande. A escassez de chuvas e o aumento do uso das usinas termoelétricas caras e poluentes está servindo como driver para o desenvolvimento do setor de energia solar no país.

Nos últimos 3 anos tivemos 3 leilões de energia onde foi contratada a construção de dezenas de usinas solares. O leilão de energia solar em Pernambuco foi o primeiro e contratou a construção de mais de 120MW (devem ser entregues nos próximos 2 anos). Em 2014 e 2015 tivemos dois leilões que contrataram mais de 2000MW.

As principais usinas de energia solar em funcionamento no Brasil são:


A PRIMEIRA USINA DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL
A usina solar de Taua, construída em 2011, está localizada no município de Tauá, no sertão do Ceará, e tem capacidade inicial de geração de 1000kWp (1MWp). Ela produz energia suficiente para 650 casas populares e foi a primeira usina solar no Brasil a gerar eletricidade em escala comercial.

A MAIOR USINA DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL

A usina solar da Tractebel é atualmente a maior usina solar do Brasil em operação comercial. A usina que ficam em Tubarão – Santa Catarina, possui 19.424 painéis fotovoltaicos com uma potência total de 3.000kWp (3MWp) e foi construída para fins de pesquisa e desenvolvimento pela Tractebel.

USINA SOLAR “MEGAWATT SOLAR” DA ELETROSUL

A usina solar da Eletrosul foi construída sobre o prédio administrativo da empresa e sobre as vagas de estacionamento, proporcionando sombra para os carros. Possui uma potência instalada de 1MW (igual ao da usina solar de TAUA) porém destaca-se pelo fato de ser a primeira deste tamanho no Brasil a ser construída integrada a um edifício.

USINA SOLAR DO ESTÁDIO MINEIRÃO – BH

É atualmente a maior usina solar construída em um estádio de futebol no Brasil. São mais de 6.000 painéis solares totalizando uma potência de 1420kWp (1.42WMp).

A ENERGIA SOLAR É SOLUÇÃO PARA A CRISE DE ENERGIA
Atualmente a energia solar é a única e melhor solução para evitarmos um colapso total na matriz energética Brasileira. A única forma de adicionarmos rapidamente usinas de produção de energia no país em tempo hábil para evitar uma crise pior que a de 2001 é instalando usinas de energia solar e sistemas fotovoltaicos. 

As usinas de energia solar são fáceis e rápidas para serem construídas. Os painéis vêm todos prontos e basta conectar uns aos outros. As estruturas de fixação são pré-fabricadas e os inversores específicos para as usinas de energia solar já vêm prontos dentro de containers, basta colocar eles no lugar correto e fazer a configuração. Ou seja, muito mais fácil que construir uma usina hidrelétrica ou um parque eólico.


“Mas o principal benefício da energia solar não é construir grandes usinas, mas sim instalar sistemas fotovoltaicos para a autoprodução de energia! Para que construir grandes usinas de energia solar em lugares remotos, construir linhas de transmissão e em alguns casos até desmatar se você pode usar o telhado de sua casa ou empresa para produzir a sua própria energia elétrica com a Luz do Sol!?” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário