Nana Brasil/ICMBio |
Além de passar por 329 cidades do País até 4 de agosto, a tocha olímpica também vai percorrer oito unidades de conservação (UCs) gerenciadas pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). A próxima visita será em 5 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A tocha vai percorrer a área de proteção ambiental (APA) em Fernando de Noronha, no meio do oceano Atlântico.
Nessa mesma data, as unidades do ICMBio na ilha vão aproveitar a passagem do fogo olímpico para comemorar os 30 anos de criação da área de proteção de Fernando de Noronha. A atividade, que terá atrações culturais, contará com a participação de alunos da escola local.
Até essa terça-feira (24), o fogo olímpico já tinha visitado outras três unidades localizadas em Brasília e na Bahia. Depois de Fernando de Noronha, a tocha olímpica chegará as UCs do Piauí no dia 10 de junho. De lá, segue para os Lençóis maranhenses, onde o revezamento vai ocorrer nas dunas de areia para terminar na Lagoa Azul, outro ponto turístico do Maranhão.
O percurso de revezamento da tocha ainda deve cruzar Parques Nacionais no Mato Grosso e no Paraná e também a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O fim do revezamento, marcado para a véspera da abertura dos Jogos, vai ocorrer no alto do morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, aos pés do Cristo Redentor.
Roteiro da tocha pelas unidades de conservação:
5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente
. Parque Nacional de Fernando de Noronha - Fernando de Noronha (PE)
10 de junho
. Parque Nacional das Sete Cidades – Piripiri e Piracuruca (PI)
. Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba – Parnaíba (PI)
13 de junho
. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Barreirinhas (MA)
15h30
24 de junho
. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – Chapada dos Guimarães (MT)
12h40
30 de junho
. Parque Nacional de Foz do Iguaçu – Foz do Iguaçu (PR)
29 de julho
. Área de Proteção Ambiental de Petrópolis – Petrópolis (RJ)
4 de agosto
. Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
Fonte: Portal Brasil, com informações do Instituto Chico Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário