Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Energia Solar: Vantagens e Desvantagens


Existem muitas vantagens a considerar quando se trata da energia solar fotovoltaica e de tudo o que ela oferece. Não só a energia solar beneficia o seu bolso, mas também beneficia o meio ambiente também. No entanto, existem dois lados para tudo nesta vida. Fizemos uma lista das vantagens e desvantagens da energia solar para você decidir por si próprio se vale ou não instalar um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa.

Vantagem: Energia solar é um recurso totalmente renovável.

Isto significa que mesmo quando não podemos fazer uso de energia do sol por causa da noite ou dias nublados ou chuvosos, podemos sempre contar com o sol aparecendo no dia seguinte como uma fonte de energia constante e consistente. Aliás, dos recursos renováveis como energia eólica, energia hídrica e solar, a energia solar é a mais consistente e previsível.

Desvantagem: Alto custo de aquisição

As células solares e painéis solares que são necessários para aproveitar a energia solar tem um custo alto de aquisição. Embora se considerar a vida útil deles sendo maior que 25 anos o custo é extremamente razoável e competitivo.

Vantagem: Petróleo, o combustível mais utilizado no mundo é finito.

O Petróleo, que é o que a maioria das usa como fonte de energia/combustível no mundo, não é um recurso renovável. Isso significa que, assim que o óleo acabar, ele se foi para sempre e as pessoa que dependem dele não terão mais energia.

Desvantagem: A energia solar não pode ser aproveitado durante a noite.

Painéis fotovoltaicos precisam de luz para gera energia, ou seja, a noite não funciona. Ou seja, você vai precisar continuar conectado na rede ou comprar um caro banco de baterias e armazenar a energia para o período da noite ou um dia chuvoso.

Vantagem: A Energia Solar não faz nenhum barulho.

Os painéis fotovotlaicos não fazem um único barulho ao gerarem energia solar. O processo fotocoltaico é um processo 100% silencioso.

Desvantagem: Falta de Incentivos no Brasil.

O nosso Governo, corrupto e composto por ignorantes na sua maioria, não incentiva muito a energia solar com financiamentos a juros baixos e incentivos fiscais para tornar esta fonte de energia limpa e renovável acessível a todos.

Vantagem: A Energia Solar não polui.

Esta é talvez seja a vantagem mais importante da energia solar. Sim, para se produzir o painel fotovoltaico precisa-se de muito energia mas, o painel solar, durante a sua vida útil, gera mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação.

Fonte: Portal Solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário