Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quinta-feira, 31 de março de 2016

Virada Sustentável começa em Porto Alegre

Foto: Joel Vargas/PMPA
Muita arte e cultura para fazer refletir, além de atividades como palestras, workshops, conferências e ações de conscientização para promover o debate sobre as questões climáticas. É com uma extensa programação que começou nesta quinta-feira, 31, e vai até o próximo domingo, 3, a Virada Sustentável pretende mobilizar a população de todas as regiões de Porto Alegre para pensar sobre a preservação do planeta. O evento iniciou com o show de Os Fagundes e Luiz Marenco, no Largo Glênio Peres. 
 Pela primeira vez Porto Alegre sedia a Virada Sustentável. Na abertura do evento, o prefeito José Fortunati destacou a importância de trazer uma ação como esta para a capital gaúcha. “Já nos tornamos conhecidos internacionalmente como cidade referência no Brasil para receber iniciativas ligadas a COP (conferência do clima), que estabelece metas de redução de gases de efeito estufa e promove o debate sobre a preservação ambiental. Nada mais adequado que realizar a Virada Sustentável aqui, onde o público encontra espaço democrático, com uma comunidade participativa e engajada, para discutir essas questões ligadas ao desenvolvimento sustentável”, afirmou. A primeira dama e deputada estadual, Regina Becker, também esteve presente no evento.
 
O show de Os Fagundes e Luiz Marenco embalou quem passava pelo Largo Glênio Peres. Foram mais de duas horas de música. Os músicos aproveitaram os intervalos para convocar a população a cuidar do meio ambiente e falaram sobre o aquecimento global e as pequenas atitudes, como dar o destino certo ao lixo, para melhorar o planeta. A Virada Sustentável integra a 57° Semana de Porto Alegre.

Confira a programação completa aqui.
  
Virada Sustentável 2016 – A Virada Sustentável em Porto Alegre tem parceria entre a Embaixada da França, a Prefeitura de Porto Alegre e o movimento Virada Sustentável. A Capital foi escolhida pela Embaixada da França como a principal cidade referência no Brasil para sediar iniciativas ligadas a COP porque tornou-se internacionalmente conhecida pelas edições do Fórum Social Mundial, no início do século XXI. Além disso, o Rio Grande do Sul é o segundo Estado do País em superfície aquática, fenômeno representado principalmente pela grandiosidade da Lagoa dos Patos.
 
O evento tem patrocínio, além da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, da Braskem, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Unimed POA, Unisinos, Ecobenefícios/Ecofrotas, Thyssenkrupp e Governo Federal. O apoio é de CMPC Celulose Rio Grandense, RBS TV, Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, com parceria de StudioClio, Mãos Verdes, Net Impact, Fundação Gaia, Aliança Francesa e Consulado Geral da França de São Paulo. 
 
O que é a Virada Sustentável - Trata-se de um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que têm em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente. Iniciativa já está na 5ª edição em São Paulo, com ações desde 2011. Pela primeira vez em Porto Alegre, entre os dias 31 de março e 3 de abril de 2016, é o maior evento do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. Despertar da consciência na sociedade, criação de uma rede colaborativa em torno do tema da sustentabilidade e formulação de uma pauta positiva para a sustentabilidade estão no programa desenvolvido em diversos pontos da cidade no referido período. 
 
Sobre a COP - Trata-se de uma reunião de grande porte que conta com a participação de delegações oficiais dos 188 membros da Convenção sobre Diversidade Biológica (187 países e um bloco regional), observadores de países não-parte, representantes dos principais organismos internacionais (incluindo os órgãos das Nações Unidas), organizações acadêmicas, organizações não-governamentais, organizações empresariais, lideranças indígenas, imprensa e demais observadores.
 
Cada reunião da COP tem duração de duas semanas, com duas sessões de trabalhos paralelos com tradução simultânea para as seis línguas oficiais da ONU (inglês, francês, espanhol, árabe, russo e chinês). Diariamente, são realizadas reuniões preparatórias dos grupos políticos regionais da ONU. São também realizados cerca de 100 eventos paralelos sobre temas e iniciativas especiais nos intervalos do almoço e do jantar. No período noturno, são realizadas reuniões de grupos de países para os temas que exigem mais negociação. 
 
Durante a COP são tomadas decisões que detalham mais a convenção. Essas decisões podem estabelecer protocolos, programas de trabalho ou ainda metas específicas. As deciões da COP são orientadas por recomendações do órgão subsidiário de Assessoramento Científico, Técnico e Tecnológico (SBSTTA).
Desde que a convenção entrou em vigor, em 29 de dezembro de 1993 (Declarado dia Mundial da Biodiversidade pela Organização das Nações Unidas-ONU), já foram realizadas oito reuniões da COP.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário