Foto: Willian Baldon/Divulgação PMPA |
Articulada pelo Projeto Porto Alegre Resiliente, a instalação ocorreu a partir de uma parceria do poder público municipal com a Rede Mundial de Governos Locais dedicada ao desenvolvimento sustentável (Iclei). Foram colocados no telhado da escola pela empresa Ecofinance, contratada para o serviço, 10 painéis solares, cada um com capacidade de geração de 2,5 kWp, que corresponde a uma geração de energia mensal de 300 kW/h. Isso representa, em média, 6% do total consumido por mês pela escola. O investimento nos equipamentos e na instalação foi de R$ 50 mil, doados pelo Iclei.
Além do vice-prefeito, estiveram presentes o gerente de Mudanças Climáticas do Iclei, Igor Albuquerque, o diretor da Ecofinance, Eduardo Baltar, o vice-coordenador de Resiliência de Porto Alegre, David Monteiro, além do secretário municipal do Meio Ambiente, Mauro Moura, e da secretária municipal de Educação, Cleci Jurach.
Foto: Willian Baldon/Divulgação PMPA |
O gerente do Iclei destacou a parceria com o poder público para a instalação das placas solares. “Estamos muito contentes. É o passo inicial para que se consiga mais investimentos e assim sejam instaladas em mais escolas para reduzir as emissões”, comentou Albuquerque.
A secretária de Educação ressaltou a preocupação da rede municipal de ensino com questão ambiental, com destaque para os Laboratórios de Inteligência Ambiental, que trabalham a questão da sustentabilidade junto aos alunos. “A rede tem essa preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Nos interessa o trabalho com outras fontes de energia, dentro do princípio de termos uma sociedade melhor”, disse Cleci.
Porto Alegre Resiliente - Por identificar como essencial a discussão em torno da agenda da resiliência urbana, Porto Alegre candidatou-se, em 2013, a participar do Desafio 100 Cidades Resilientes. O objetivo do projeto é aprimorar a resiliência das cidades, uma vez que nelas hoje já vive a maior parte da população e será nelas que as pessoas mais sentirão os efeitos das mudanças, sejam as climáticas ou sociais. No Brasil, somente Porto Alegre e Rio de Janeiro foram selecionadas para a iniciativa. Na Capital gaúcha, o lançamento da 1ª estratégia ocorreu no dia 27 de janeiro de 2016.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário