Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Prefeitura e ambientalistas recuperam árvores na Redenção

Foto: Cássio Peres/Divulgação PMPA
A prefeitura, por meio das secretarias municipais do Meio Ambiente (Smam) e Governança Local (SMGL), em parceria com grupos ambientalistas, realizou na manhã desta quinta-feira, 18, ação de resgate de árvores no Parque da Redenção. A ação foi realizada devido à queda das árvores por ocasião do temporal que afetou várias áreas da cidade no dia 29 de janeiro.

Conforme a historiadora e geógrafa Tatiana Xavier, coordenadora de ativismo da Anistia Internacional, a organização da sociedade civil com anos de atuação na área ambiental, resolveu se unir para preservar os parques. “Convocamos a sociedade civil e resolvemos fazer um mutirão. Entramos em contato com a prefeitura para evitar que árvores que pudessem ser recuperadas fossem retiradas”, relatou.

O trabalho de identificação das árvores aconteceu no sábado, 13, e segunda-feira, 15, o grupo reuniu-se com a prefeitura para acertar a realização da ação. “Aqui temos árvores históricas. Não podemos perder a paisagem histórica do parque. Envolve valor histórico, patrimônio público e valor afetivo”, disse a representante da Anistia Internacional.

A bióloga Regina Patrocínio, técnica da Smam, explicou que nas árvores que tiveram o levantamento de raiz mas não chegaram a tombar é possível que seja feito o trabalho de amarra, fazendo com que tecnicamente o vegetal seja recolocado no lugar. “A técnica deixa em situação de restabelecer e o tempo vai dizer se ela vai se salvar. Há casos em que teremos êxito, outros não”.

A técnica da Smam destaca o cuidado necessário. “Nós viemos de um crescente de trabalho de arborização urbana. Nós temos muitas árvores e o atendimento deve ser feito não só para recuperar, mas também com prevenção e para isso é necessário termos equipamentos adequados”. 

Foto: Luciano Lanes/PMPA
De acordo com o vice-prefeito, Sebastião Melo, a fase de limpar os parques necessita de cuidados. “Estamos recolocando algumas árvores que foram possíveis de recuperarmos, graças à identificação conjunta dos nossos biólogos, técnicos da Smam e do voluntariado. Perdemos centenas de árvores, vamos recuperar outras tantas e o replantio vem depois, contando sempre com a participação da sociedade civil”, destacou o vice-prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário