As Estações de Sustantabilidade curitibanas chamaram a atenção do secretário de Proteção ao Meio Ambiente da capital alagoana, David Maia, durante o 1º Seminário Cidades Resilientes, Comunidade e Clima, realizado em Curitiba em outubro do ano passado. Ele veio acompanhado de técnicos da secretaria e a equipe avaliou que a inovação poderia ser levada para Maceió.
As três primeiras Estações de Sustentabilidade da capital alagoana foram inauguradas no final de janeiro. O secretário diz que o objetivo é difundir o conceito de reciclagem entre a população. “Nossa meta é fazer com que os maceioenses tenham a consciência de separar o seu lixo em casa. Com os contêineres distribuídos nestes pontos da cidade, a população poderá contribuir com o meio ambiente de forma correta, além de se tornar agente multiplicador de uma ideia sustentável”, disse.
A terceira Estação de Sustentabilidade de Curitiba, no bairro Tingui, na Avenida Paraná esquina com a Rua Joaquim Nabuco. Foto: Everson Bressan/SMCS |
O secretário de Meio Ambiente de Curitiba, Renato Lima, afirma que a Estação de Sustentabilidade desenvolvida em Curitiba pode ser implantada em qualquer cidade. “É um equipamento bonito, resistente e sustentável. Auxilia a população no descarte correto e está disponível 24 horas”, diz.
Lima destaca que Curitiba já possui duas unidades tipo 2, onde, além dos 12 tipos de recicláveis que podem ser entregues nas estações tipo 1, também é possível o descarte de restos da construção civil e de resíduos vegetais.
Juntas, as seis Estações de Sustentabilidade de Curitiba recolheram nos últimos 14 meses mais de 37 mil quilos de recicláveis. As duas unidades tipo 2, inauguradas no último trimestre de 2015, já recolheram 245 mil quilos de restos de vegetais e de construções.
A Secretaria do Meio Ambiente pretende inaugurar nos próximos meses mais quatro unidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário