Imagem divulgação - Portal Solar |
Eles existem mesmo! Os ônibus movidos à energia solar, além de colaborarem para um mundo mais sustentável, também não cobram tarifa dos seus passageiros. Já imaginou andar num ônibus movidos à energia solar, totalmente ecológico, sem precisar desembolsar um centavo sequer? Na Austrália esse sonho já é realidade.
Batizado de Tindo, que quer dizer “sol”, o ônibus movido à energia solar que não cobra passagem, também oferece ar-condicionado e Wi-Fi aos passageiros. Com capacidade para transportar até 40 pessoas sentadass, o ônibus movido à energia solar é parte da frota da Adelaide Connector Bus, uma das maiores companhias de transporte público da cidade de Adelaide, na Austrália.
A Adelaide Connector Bus é a primeira empresa do mundo a colocar para circular nas ruas um ônibus movido à energia solar, garantindo tarifa zero para quem utiliza o transporte. Os ônibus são equipados com placas solares fotovoltaicas que são fornecidas pelo Estado.
O Tindo já circulou mais de 60 mil quilômetros, e com isso economizou 14 mil litros de diesel, salvando o meio ambiente de 70 toneladas de gases que poluem a atmosfera. O ônibus movido à energia solar tem autonomia para rodar cerca de 200 quilômetros em condições climáticas consideradas normais. O mecanismo de freio também ajuda a aproveitar a energia do veículo, o ônibus movido à energia solar possui um sistema de frenagem regenerativa, que transforma o impacto dos freios em energia, economizando cerca de 30% do consumo.
Enquanto isso, aqui no Brasil, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina também desenvolveram um ônibus movido à energia solar. O ônibus movido à energia solar foi idealizado para funcionar como uma estação de trabalho móvel, com direito até a Wi-Fi, para o deslocamento diário de professores e alunos entre o campus da Trindade e o laboratório no Norte da Ilha, no Sapiens Parque, que fica no bairro Canasvieiras.
No teto do ônibus movido à energia solar, baterias de lítio irão armazenar a energia gerada pelas placas solares fotovoltaicas instaladas nos telhados do Centro de Pesquisa. Com tração elétrica, o veículo tem autonomia para andar até 70 quilômetros sem recarga e irá percorrer 200 quilômetros por dia. Tudo isso sem gerar gases poluentes que prejudicam o meio ambiente.
Além do Wi-Fi, o ônibus movido à energia solar de Florianópolis também tem mesas de escritório, de reunião, e tomadas. Além disso, os futuros passageiros desse ônibus podem comemorar, pois assim como o Tindo da Austrália, o ônibus vai circular com tarifa zero, ou seja, será totalmente gratuito.
O projeto do ônibus movido à energia solar brasileiro custou R$ 1 milhão e recebeu o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A ideia e execução do ônibus movido a energia solar é parte de um conjunto de ações do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis da Secis (Secretaria Cidade Sustentável), que tem como principal objetivo fortalecer o domínio e a presença das tecnologias relacionadas à energia fotovoltaica em território brasileiro. Vamos torcer para que os ônibus movidos à energia solar evoluam cada vez mais, e quem sabe, se tornem um projeto mais viável a ponto de ser uma realidade para todos os brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário