Foto: IBAMA |
O Ibama realizou, de 14 a 16 de junho, reuniões públicas para discutir o licenciamento da Usina Hidrelétrica (UHE) de Xingó com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), autoridades dos estados e municípios envolvidos, representantes de entidades civis, agricultores, pescadores e moradores da região. Os encontros aconteceram em Canindé de São Francisco (SE), Propriá (SE) e Penedo (AL).
Cerca de 180 pessoas participaram dos debates, nos quais foram apresentados o processo de Licenciamento Ambiental Federal e as condicionantes da Licença de Operação (LO) nº 147/2001, que foi renovada recentemente.
As manifestações dos órgãos, das entidades e da população serão analisados pela equipe técnica do Ibama, que emitirá parecer sobre a necessidade de reavaliação das condicionantes e programas socioambientais. O Instituto também decidiu intensificar o acompanhamento das obrigações estipuladas no licenciamento de todos os empreendimentos hidrelétricos sob sua responsabilidade instalados ao longo do São Francisco para obter um retrato mais fiel de questões como a crise hídrica na bacia do rio, que resultou na diminuição das vazões a partir da UHE Sobradinho.
A equipe técnica do Ibama está concluindo pareceres que servirão de base para a renovação das licenças das hidrelétricas de Paulo Afonso, Luiz Gonzaga e Sobradinho. Novas reuniões públicas serão realizadas para que a população tenha acesso ao trabalho desenvolvido pelo Instituto e pela Chesf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário