Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quarta-feira, 9 de março de 2016

Geração híbrida pode elevar fontes renováveis na matriz energética brasileira

A falta de planejamento para o setor elétrico, no passado, já trouxe grandes dificuldades para o povo brasileiro. A dependência, quase que exclusiva, de usinas hidrelétricas para a geração de energia exigia que o regime de chuvas não ficasse abaixo do esperado, abastecendo os reservatórios e garantindo o funcionamento das hidrelétricas. Após investimentos realizados nas áreas de geração e transmissão, a realidade brasileira mudou e a falta de energia já não é um problema atualmente. O desafio agora é outro: aumentar a participação de energias limpas e renováveis na matriz energética brasileira.

Pesquisa utiliza larvas do mosquito elefante para controle do Aedes

Foto: Divulgação/Inpa
Pesquisa desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) utiliza as larvas do mosquito elefante para o controle doAedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Estudos realizados no Laboratório de Etnoepidemiologia (Letep) do Inpa comprovaram que uma larva do mosquito elefante é capaz de ingerir aproximadamente 120 larvas doAedes aegypti.

Brasil adota norma da OMS e reduz medida para microcefalia

Foto: Governo de PE
O Ministério da Saúde passa a adotar, a partir desta quarta-feira (9), novos parâmetros para medir o perímetro cefálico e identificar casos suspeitos de bebês com microcefalia. Para menino, a medida será igual ou inferior a 31,9 centímetros e, para menina, igual ou inferior a 31,5 centímetros.

Zika não afetará Jogos Olímpicos, diz presidente da Embratur

Foto: Divulgação/EBC
Em entrevista ao site português Expresso, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz, afirmou que 2016 será o ano de consolidação do ciclo de grandes eventos para o Brasil, em um processo que começou em 2007 com os Jogos Panamericanos e depois envolveu a Rio+20, a visita do Papa e a Copa do Mundo.

Em oito anos, mais de 1 milhão de brasileiros devem gerar sua própria energia, estima a Aneel


Você já pensou em gerar a sua própria energia elétrica em casa? Pois essa possibilidade já existe e deve ser cada vez mais comum no país. Segundo estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até 2024 cerca de 1,2 milhão de residências no Brasil vão contar com energia produzida pelo sistema de geração distribuída, que permite que o consumidor instale pequenos geradores de fontes renováveis, como painéis solares e microturbinas eólicas, e troque energia com a distribuidora local, com objetivo de reduzir o valor da conta de luz.

Prefeitura de Gravataí realiza plantio de mudas de flores nas escolas

Foto: Prefeitura de Gravataí
A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) está promovendo um trabalho de orientação sobre cultivo e práticas agrorrurais na rede escolar do município.

Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) atende mais 80 animais de acumulador

Foto: Divulgação/PMPA
Aumentou o número de animais albergados na residência do acumulador Ádio Nunes, no Morro Santa Tereza. Durante a manhã e tarde desta segunda-feira, 7, uma equipe da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), liderada pela médica veterinária Kátia Gueiral, prestou atendimento a 82 cães, com exames clínicos, vacinação e aplicação de antipulgas. Além disso, os animais que foram acolhidos recentemente serão encaminhados à Unidade de Medicina Veterinária (UMV) para esterilização.

Comitê de Combate ao Mosquito realiza novo mutirão de na região da Bonsucesso

Foto: Prefeitura de Gravataí
A Prefeitura de Gravataí, através do Comitê de Combate ao Mosquito da dengue, zika e chikungunya promoveu um novo mutirão de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado, 5, na região da Bonsucesso.

Poda e descarte irregular de galhos pode gerar focos do Aedes

Foto: Prefeitura de Canoas
O corte de árvores no Município, sem a autorização da Prefeitura, bem como o seu descarte irregular em vias públicas, pode contribuir para a criação de focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, além de gerar multas a quem realizar tais práticas.

Equipe da Reserva do Lami resgata ouriço

Foto: Divulgação/PMPA
A Equipe da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), resgatou na tarde dessa segunda-feira, 07, um ouriço-cacheiro. O animal estava ferido e fora do seu habitat natural, em uma residência da zona Sul. Após o resgate, foi levado à clínica veterinária conveniada com a Smam, onde permanecerá em observação até que possa ser reconduzido à natureza.

Ruas do Centro terão aplicação de inseticida nesta quarta-feira

Foto: Cristine Rochol/PMPA
A Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde da prefeitura realizará nesta quarta-feira, 9, a partir das 9h, operação de aplicação de inseticida em ruas do Centro Histórico, por causa de um caso importado de dengue confirmado.